Frei Galvão foi o primeiro santo nascido no Brasil a ser canonizado
O hábito franciscano
Frei Galvão é representado vestindo o hábito franciscano. Sua intenção inicial era ser jesuíta. Porém, por causa da expulsão dos jesuítas do império português por ordem do Marquês de Pombal, Antônio Galvão de França decidiu ingressar na Ordem dos Frades Menores. E lá, fez história. Foi um franciscano exemplar. Foi porteiro, confessor e pregador do convento. Por isso, passou a ser amado pelo povo por causa de sua simpatia, sabedoria, santidade e hospitalidade.
A tonsura
Tonsura é o corte de cabelo no qual o dentro superior da cabeça fica raspado. Durante séculos a tonsuro foi uma marca dos franciscanos. Ela simboliza o voto de castidade do religioso. Frei Galvão foi um exemplo neste sentido. Viveu uma vida casta e pura diante de Deus e dos homens.
O cinto
Como franciscano, Frei Galvão usava o cinto, normalmente feito de corda e com três nós. Cada um desses nós representa um dos votos que os franciscanos fazem. Os três votos são: pobreza, castidade e obediência. Frei Galvão viveu em profundidade esses três votos. Ele não deu um passo em sua vida de religioso sem o consentimento de seus superiores (obediência). Filho de pai rico, ele deixou tudo por causa do Evangelho (pobreza). Por amor ao Reino de Deus, não se casou e manteve sua virgindade por toda a vida (castidade).
A mão direita abençoando
Este gesto com a mão direita fez parte da vida de Frei Galvão. Muitas pessoas foram curadas milagrosamente através da bênção de Frei Galvão. Frei Galvão sempre abençoava. Ele nunca amaldiçoou. Abençoava, inclusive, àqueles que o perseguiam e maltratavam, sabendo que Deus é o único que conhece os corações. Por causa disso, ele foi um grande exemplo de paciência e de amor cristão.
Os pés caminhantes
Os pés de Frei Galvão são representados como pés de quem está a caminho. Esta foi outra marca de Frei Galvão. Ele caminhou muito nesta vida. Foi missionário, fundou a Congregação das Irmãs do Mosteiro da Luz em São Paulo, planejou e construiu fisicamente o Mosteiro da Luz ao longo de quase trinta anos, acompanhou outras fundações religiosas e até apareceu em dois lugares ao mesmo tempo, com testemunhas do fato. Além disso, algumas vezes foi visto caminhando "acima do chão" em levitação. Este é o rico significado dos pés de Frei Galvão. Um homem incansável que caminhou, que fez, que deixou sua marca inigualável na história da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário