+ PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO
- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.n5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
por Frei Heliodoro, oar
Na última ceia que Jesus fez com seus apóstolos, deu-lhes as últimas e, talvez, as mais importantes recomendações. Eles não conseguiram entender muito bem isto que Jesus lhes dizia: “Na casa do Pai há muitas moradas. Eu vou preparar um lugar para vós. Eu voltarei e vos levarei comigo, para que onde eu estiver vós estejais também. E vocês sabem o caminho para chegar lá”.
Jesus ia sofrer, morrer, ressuscitar e voltar para a Casa do Pai. E Ele deseja um dia todos cheguemos lá. Além disso, Ele nos mostra como conseguir chegar quando Ele diz que o caminho é Ele mesmo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Afirmação essa que Ele completa categoricamente: ‘Ninguém vai ao Pai senão por mim’.
O Caminho de que fala Jesus não é outro caminho que aquele que temos que percorrer durante esta vida terrena para chagarmos à Vida Eterna, à casa do Pai onde Ele nos aguarda. E como é esse caminho? Se o compararmos com uma estrada, como ela seria? Seria plana, íngreme, larga, estreita, segura, perigosa, fácil ou difícil? Teremos que levar bagagem ou não? Ir acompanhados ou sozinhos? Que meios usaríamos? Seria um carro com combustível suficiente?... Como é esse Caminho?
Importante é saber que Jesus é o Caminho. O que significa isso? Significa que em tudo temos que esforçar-nos para imitá-Lo. Significa que tudo tem que passar necessariamente por Ele. Por isso temos que nos perguntar: o que Ele fez e como Ele andou? Sabemos que Jesus durante a sua vida fez sempre a vontade do Pai. Essa é a tarefa essencial do Caminho, realizar a vontade de Deus Pai. Esse foi o caminho de Jesus e esse tem que ser nosso.
Conhecendo a vida de Jesus sabemos que o caminho Dele e o nosso, é bem íngreme, pois cainhamos em direção ao Céu. Nisso todo esforço compensa... Se a trilha é larga ou estreita, Jesus já o tinha dito assim: “Largo é o caminho que leva a Perdição e são muitos o que caminham por ele. Estreito é o caminho que leva à salvação, e são poucos os que caminham por ele”. Fácil ou difícil? Por mais difícil que nos pareça a estrada da nossa vida, torna-se bem mais fácil se o realizarmos com Deus na mente, no coração, no corpo e no espírito... É duro o caminho? Sim, Jesus também disse: “Quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”. Recursos? Veículos? Combustível? Todos eles estão a nossa disposição: é a oração, são os Sacramentos, são as energias sem limites, além disso, gratuitamente; por isso se chamam graças, que Deus dá a todos e cada um que deseja seguir esse Caminho, que nos leva a Casa do Pai para ocupar o lugar reservado. Para merecê-lo, sejamos imagem e semelhança de Jesus em nossas ações e Deus fará o resto por nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário