Arcebispo do Rio de Janeiro será nomeado cardeal pelo Papa
Neste sábado (22), no Vaticano, o Brasil vai passar a ter mais um cardeal. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que conversou, nesta quarta (19), com o Papa.
O Papa e o arcebispo do Rio de Janeiro não se viam há quase sete meses. Depois da experiência da Jornada Mundial da Juventude no Rio, Dom Orani levou ao amigo Francisco as imagens do evento católico que reuniu uma multidão em Copacabana.
Dom Orani vai ganhar o chapéu vermelho no sábado (22), em uma cerimônia com a presença da presidente Dilma Houssef e de parentes de Dom Orani, que já chegaram a Roma.
O arcebispo do Rio sabe que daqui para frente a responsabilidade aumenta. O Papa vai ouvir a opinião de todos sobre as reformas internas e externas da Igreja.
"Uma igreja que vai às pessoas. Segundo, o diálogo com a sociedade, chamando a sociedade para a questão da pobreza, a questão da paz, da fraternidade, da fome, da justiça", diz Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.
Também, nesta quarta, o Papa Francisco se reuniu com a comissão de cardeais escolhidos para repensar a cúria romana.
Criar uma espécie de ministério ou secretaria das Finanças, esta foi uma das propostas que a comissão de oito cardeais fez ao Papa. Neste caso o IOR, o banco do vaticano, desapareceria. A comissão voltará a se encontrar com Francisco em abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário