+ PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 10 26 “Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados. 28 Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. 29 Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. 30 Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. 31 Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós. 32 Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. 33
Comentário do Evangelho
por Frei Heliodoro Fernandez, oar
TESTEMUNHAS SEM MEDO
Este Evangelho faz parte do discurso missionário de Jesus aos Apóstolos para anunciarem o Reino de Deus. O que Jesus disse então, hoje Ele diz a todos nós que participamos desta Eucaristia.
Por três vezes Ele hoje nos diz que não tenhamos medo na missão de ser bons cristãos e de darmos testemunho de Cristo diante dos outros.
Coragem e entrega devem ser características do seguidor de Jesus. Um bom cristão nunca deve ter medo de dar a cara, de ser oposição, de ser criticado, de ficar isolado, de ser ridicularizado, de ser perseguido e até morrer por defender os valores cristãos.
Podem destruir a liberdade de ação e de expressão pela violência, mas nunca poderão destruir a pessoa, seu espírito, sua vida e a sua liberdade interior. Quanto mais mártires eram sacrificados, mais pessoas se convertiam ao Cristianismo.
'O sangue dos mártires é semente de cristãos'.
Eu acho que os católicos, comparados com os seguidores de outras seitas e religiões, ficam com medo, inibidos e dominados pelo respeito humano na hora de proclamar a fé, de dar a cara por ela e sair em defesa dela.
Diante de situações pouco favoráveis à fé, inclusive, hostis a ela, uma das atitudes mais comuns dos fieis é o medo disfarçado ou de silêncio cauteloso. Com medo não se constrói nada. Quanto silêncio, quanta evasão ao escondermos a fé em assuntos como: amor e família, sexo e casamento, matrimônio e divórcio, vida e aborto, educação e liberdade, dinheiro e honestidade, fé e compromisso cívico, justiça e direitos humanos, ética religiosa e amoralidade. Falta, sim, coragem para discordar e para confessar os verdadeiros valores em casos concretos como os que acabamos de citar, exclusiva do Clero, ela é de todos. Portanto, ter medo, inibir-se, envergonhar-se, não dar a cara em assuntos de fé e de moral, é omissão grave. Mais do que o medo de perder o que possuímos, devemos ter medo de não conseguir o que nos falta, incluída a posse de Deus. Sejamos testemunha da fé de Deus, sem medo, pois Jesus prometeu:
‘Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos Céus’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário