A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) remonta ao Século XIII, época em que a Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. O Papa Urbano IV, que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
O ofício de Corpus Christi foi composto por São Tomás de Aquino, que serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas igrejas.
A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim" (Lc 22, 19-20). Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário