Na época em que a Iugoslávia estava sob o regime comunista, o Estado era radicalmente laico, e a prática das religiões era tolerada sob uma condição: a fé era livre, desde que praticada de maneira privada (não podiam existir, neste período, manifestações religiosas em público). Foi nesse cenário, em 24 de Junho de 1981, que teria ocorrido a primeira aparição da Virgem, trazendo consigo pedidos de paz, perdão e reconciliação. E quando os videntes perguntaram a Nossa Senhora o porquê dela ter escolhido esta região dos Balcãs, ela, a Rainha da Paz, respondeu:
“Porque são firmes na fé, fiéis a Deus e porque rezam”.
De fato, nenhuma repressão foi suficiente para conter os acontecimentos de Medjugorje. Os padres, as crianças (videntes) e os fiéis não se intimidavam diante das forças militares. Pelo contrário, estavam inundados de uma fé firme, de uma esperança inabalável, que provinha das mensagens da Gospa. E, como “tudo é possível àquele que crê”, eis que o regime comunista caiu, e mesmo estando num território em meio à guerra pela independência entre sérvios e croatas, Medjugorje permaneceu livre de qualquer ataque. É interessante ressaltar que no tempo da guerra, tudo ao redor de Medjugorje foi bombardeado e destruído, e só uma bomba caiu em Medjugorje, a qual não detonou.
As mensagens que Nossa Senhora dirige a todos os fiéis encorajam-nos a ter fé, perseverar na oração, a se reconciliarem entre si e com Deus, a fazerem penitência, a lerem e meditarem a Palavra de Deus, enfim, a se converterem, neste "tempo de graça"; são mensagens simples, como os conselhos dados por nossas mães e que devem ser colocadas em prática, pois é Ela mesma que nos pede:
"Vivam as minhas mensagens!"
Os principais pedidos de Nossa Senhora podem ser apresentados da seguinte forma:
- A oração diária do Rosário completo
- A Confissão mensal
- Participação frequente na Santa Missa e na Adoração ao Santíssimo Sacramento
- O Jejum às quartas e sextas-feiras
- A leitura da Bíblia
Nenhum comentário:
Postar um comentário