ANJOS
Os anjos estão presentes na história da humanidade desde a criação do mundo. Mensageiros de Deus na história da salvação, são sinal de que “os Céus se abriram e Deus visitou o seu povo”. Simbolizam a comunicação de Deus.
O anjo Gabriel anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista (Lc 1,13); e anunciou a Maria a encarnação de Jesus: “Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1, 31-32); um anjo apareceu em sonho a José dizendo: "José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo" (Mt 1,20); foram os anjos enviados por Deus que anunciaram a mensagem aos pastores: “Eu vos anuncio a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor” (Lc 2,10-11).). Foi um anjo que avisou a José, em sonho, para que fugisse para o Egito com Maria e o Menino Jesus: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito!” (Mt 3,13); e também avisou quando eles deveriam voltar: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel”(Mt 3,20).
Sabemos que a tarefa desses seres celestes é a proteção dos homens e sua salvação. Diz o Salmo: “Mandou aos seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te levarão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra” (Sl 90/91,11-12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário