Podemos concretizar o nosso auxílio as Almas de diversas maneiras:
1 – Através da SANTA MISSA:
A Santa Missa é a principal oração e aquela que tem mais valor e um elevado poder de remissão. Assim sendo, encomendar Celebrações Eucarísticas e participar delas em benefício dos mortos, é uma providência caridosa que sensibiliza a misericórdia de DEUS, aliviando de modo preponderante as penas das Almas.
2 – Outras Orações Importantes:
Rezar o Terço, assim como as orações individuais: AVE MARIA, PAI NOSSO, SALVE RAINHA, CREDO, as JACULATÓRIAS e outras, são preciosas providências que ajudam a amenizar as penas das Almas e podem ser rezadas em qualquer lugar no horário que for mais favorável ao fiel.
A Via Sacra, é uma oração especial que inclusive exige um pouco de sacrifício e por isso mesmo, auxilia de modo efetivo na redução das penas.
3 – A Esmola:
Toda Esmola que for doada na intenção das almas, diminui as suas penas e normalmente beneficia três pessoas: o necessitado ou a organização que a recebeu, a pessoa que dá, e as Almas que padecem o “Purgatório” em cuja intenção se doou a Esmola. Todos recebem graças de DEUS.
4 – Obras de Penitência ou Mortificação:
Pequenas renúncias, como: privar-se de uma sobremesa, deixar de assistir a programas que lhe são favoritos na TV, reter um olhar inútil de curiosidade, manter o silêncio durante certo tempo, evitar uma palavra desnecessária, desviar o olhar de cenas licenciosas ou onde existe a provocação sexual, ter paciência com uma pessoa inoportuna, rezar ajoelhado sempre que possível, suportar o frio ou o calor sem reclamar, etc. Todas elas, são manifestações de amor e quando realizadas em benefício das Almas que estão na “Purificação”, contribuirá para a diminuição das penas.
5 – As Indulgências:
As Indulgências são obtidas pelo fiel em vida. Elas podem ser doadas ou dedicadas aos mortos. O Catecismo Oficial da Igreja ensina:
§1478 - A indulgência se obtém de DEUS mediante a Igreja, que, em virtude do poder de ligar e desligar, que CRISTO JESUS lhe concedeu, intervém em favor do cristão, abrindo-lhe o tesouro dos méritos de CRISTO e dos santos para obter do PAI das Misericórdias a remissão das penas temporais devidas aos seus pecados. Assim, a Igreja não só vem em auxílio do cristão, mas também o estimula a realizar obras de piedade, de penitência e de caridade.
§1479 - Uma vez que os fiéis defuntos em vias de “purificação” também são membros da mesma comunhão dos santos, podemos ajudá-los entre outros modos, obtendo em favor deles indulgências para libertação das penas temporais devidas por seus pecados.
§1498 - Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório a remissão das penas temporais, consequências dos pecados.
O Catecismo de São Pio X nos ensina:
§793 - A Indulgência é a remissão da Pena Temporal devida, pelos pecados já perdoados quanto à “culpa”. Então é uma remissão que a Igreja concede fora do Sacramento da Penitência ou Confissão.
6 – Indulgências Especiais:
Por último, podemos acrescentar que também existem as Indulgências que são aplicáveis somente aos mortos. A visita ao Cemitério, em qualquer dia do ano, com ânimo religioso, para rezar pelos mortos, as pessoas alcançarão para as Almas Indulgências Parciais, que vão reduzir as suas penas. Se a visita ao Cemitério acontecer em Novembro, que é o mês consagrado as Almas, entre os dias 8 e 12, as Almas receberão Indulgência Plenária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário