Unidos pela fé e sangue, encontramos como exemplo de amizade e santidade estas testemunhas de Cristo, que foram martirizados no mesmo dia, porém, com diferença de cinco anos.
São Cornélio
“Cornélio foi ordenado bispo da Igreja de Roma, no ano 251. teve de combater o cisma dos Novacianos e, com a ajuda de São Cipriano, conseguiu consolidar a sua autoridade. Foi desterrado pelo imperador Galo emorreu no exílio, perto de Civitavecchia, no ano de 253. o seu corpo foi trasladado para Roma e sepultado no cemitério de Calisto” (cf. Lit. das Horas, IV, p.1286).
São Cipriano
“Cipriano nasceu em Cartago cerca do ano 210, de uma família pagã. Tendo-se convertido à fé e, ordenado sacerdote, foi eleito bispo daquela cidade n o ano 249. Em tempos muitos difíceis, governou sabiamente, com suas obras e escritos, a Igreja que lhe foi confiada. Na perseguição de Valeriano, sofreu primeiramente o exílio, e depois o martírio no dia14 de setembro do ano 258” (cf. Lit. das Horas, IV, p.1286).
ORAÇÃO:
Ó Deus, que em são Cornélio e em São Cipriano destes ai vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
São Cornélio e São Cipriano, rogai a Deus por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário