EVANGELHO DO 29º DOMINGO COMUM
O BOM SERVIÇO
Frei Heliodoro Fernandez, oar
Jesus define que a razão da sua e da nossa vinda ao mundo, é para servir. Portanto, quem desejar seguir Jesus e associar-se ao seu projeto, deverá trilhar o mesmo caminho Dele, o caminho do serviço.
Os apóstolos João e Tiago, achando que Jesus ia instalar um reino político, pediram a Jesus um posto neste reino. Os colegas ficaram nervosos, mas Jesus os acalmou e lhes disse que o importante não é mandar, mas servir.
Jesus mostrou a grandeza do serviço na última Ceia quando, ao lavar os pós dos seus apóstolos, num gesto de amor e de serviço, disse a eles e hoje a nós: “Eu vos dou exemplo para que, assim como eu fiz, vocês façam também”.
No seguimento de Jesus não há cargos, nem concorrências, nem comparações, nem honras, nem glórias terrenas. No Reino Dele quem quiser ser grande tem que ser humilde; quem quiser ser o maior tem que se tornar o menor e quem quiser aparecer tem que desaparecer. Jesus deu exemplo e disse: “Eu vim para servir e não para ser servido”. É preciso que atualizemos isto no dia a dia para sermos verdadeiros construtores da paz, da justiça e da felicidade no mundo. Isto só pode ser feito servindo com amor.
Ouvir as exigências de Jesus é fácil, difícil é praticá-las. Elas, porém, formam parte da herança deixada por Jesus como difícil, mas não impossível. Elas são condição indispensável para sermos grande diante de Deus. “Quem quiser ser o maior entre vós, seja servidor de todos”; Esta assertiva não foi dada somente para Tiago e João. Ela vai dirigida ao Papa, bispos, sacerdotes, religiosos, leigos e nós todos.
Conscientes de que sentimos as tentações de ter, de acumular e de dominar, e sabendo que a exigência de Jesus é de servir para podermos ser bons seguidores Dele, peçamos a Jesus, nesta Eucaristia, que Ele nos ajude a impregnar-nos do espírito de serviço e segundo seu exemplo, descobriremos que servir é sinônimo de reinar.
DOMUND – DOMINGO MUNDIAL DA PROPAGAÇÃO DA FÉ
Dia de lembrar e de agradecer a Deus pelos milhares de homens e mulheres, sacerdotes e leitos, religiosos e leigos, que colaboram com seu testemunho, entrega, silêncio e coragem, construindo e mantendo vivo o Reino de Deus em todos os lugares do mundo.
No dia Mundial da Propagação da Fé, vemos que a Palavra de Deus necessita de muitos alto falantes humanos, pois “A messe é grande e poucos os operários” Portanto, ajudemos com nossa oração sincera e com nossa esmola generosa, para que a ação evangelizadora de tantos missionários, transpareça, por meio deles a imagem de Cristo e da sua Igreja em todo o nosso planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário